quinta-feira, junho 22, 2006

Curso de Especialização em Interpretação de Conferência

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa organiza um curso de especialização em Interpretação de Conferência, que decorrerá novamente no ano lectivo 2006-07. O Intérprete de Conferência desempenha um papel importante no contexto da globalização da economia e na intensificação das relações internacionais, actuando como agente de comunicação entre pessoas de línguas e culturas diferentes. Na União Europeia de 25 estados-membros é essencial que todos os representantes dos mesmos se possam exprimir na sua língua materna, em igualdade de condições, e que as suas ideias e opiniões sejam transmitidas com rigor e elegância a todos os seus congéneres. Para alcançar este objectivo importa dispor de intérpretes altamente qualificados que possam assegurar, sempre que possível, a transposição directa para a língua de chegada, sem ter que passar por uma língua terceira (o chamado multilinguismo em rede.)

Neste sentido, o curso de especialização procurará promover a formação de profissionais que possam responder às necessidades dos dois maiores serviços de interpretação do mundo, nomeadamente da Comissão Europeia (DG SCIC) e do Parlamento Europeu, valorizando as línguas europeias menos divulgadas em Portugal.

A formação será assegurada por intérpretes de conferência diplomados e experimentados de diversas nacionalidades, sendo ainda apoiada pelos serviços acima mencionados. Será uma formação de carácter intensivo e exigente, requerendo a dedicação exclusiva dos formandos. Como o curso funcionará em regime diurno, não é compatível com o estatuto de trabalhador-estudante.

Condições de Admissão

  • Ser titular de uma licenciatura em qualquer área de estudos

  • Ter como língua materna, uma das seguintes: Português, Inglês, Francês, Espanhol, Checo ou Eslovaco, podendo ser aceites candidatos de outras línguas maternas, com acordo prévio da Comissão Científica do curso

  • Saber falar em público com elegância e rigor

  • Ter conhecimentos profundos de, pelo menos, 2 línguas estrangeiras

  • Ter uma boa cultura geral e interessar-se pela actualidade

  • Aprovação no exame de admissão

  • Ter disponibilidade total para frequentar um curso a tempo inteiro em regime diurno entre Outubro de 2006 e Junho de 2007

* Aceitam-se candidaturas de estudantes no último ano da licenciatura.


Condição Preferencial

  • Domínio de uma das línguas mais procuradas no sector (línguas dos novos estados-membros da EU e o alemão)


Fase de Candidaturas: 16 de Junho a 15 de Julho de 2006

Para mais informações: http://www.fl.ul.pt/posgraduados06/interpretacao_conferencia.htm