sexta-feira, abril 07, 2006

Primeira Escola de Verão da Linguateca

Organizada pela Linguateca (principalmente o seu pólo do Porto) e tendo como anfitrião o Centro de Linguística da Universidade do Porto

Área: Processamento computacional da língua portuguesa (escrita)
Local: Universidade do Porto
Data: 10 a 14 de Julho de 2006

Público alvo:

  • alunos de doutoramento e mestrado nas áreas de processamento de linguagem natural, linguística computacional, linguística com corpora, recolha, extracção e gestão de informação, terminologia, lexicografia, tradução, inteligência artificial, ...;
  • investigadores em empresas e no mundo académico que trabalhem ou tencionem vir a trabalhar em processamento computacional da língua portuguesa;
  • todos os interessados nestas áreas que queiram apostar numa formação mais interdisciplinar.

Inscrição

Valor
Estudante de Mestrado ou Doutoramento: 150 €
Outros: 250€
Nota: Os valores referidos não contemplam despesas de refeição e alojamento

Prazos
Até 29 de Abril para a pré-inscrição
Até 15 de Maio para a resposta da organização à pré-inscrição
Até 31 de Maio para a inscrição efectiva, caso seja aceite a pré-inscrição

Organização

Corpo docente
Ana Frankenberg-Garcia, ISLA
Belinda Maia, Universidade do Porto
Diana Santos, SINTEF
Eckhard Bick, University of Southern Denmark
Elisabete Ranchhod, Universidade de Lisboa
José João Dias de Almeida, Universidade do Minho
Lúcia Rino, Universidade Federal de São Carlos
Mário J. Silva, Universidade de Lisboa
Rachel Aires, Universidade de Goiânia, a confirmar presença

Monitores (doutorandos)
Alberto Simões, Universidade do Minho
Anabela Barreiro, Universidade do Porto
Cristina Mota, Instituto Superior Técnico
Luís Sarmento, Universidade do Porto
Marcirio Chaves, Universidade de Lisboa
Nuno Seco, Universidade de Coimbra
Susana Afonso, Universidade de Manchester

Organização local
Belinda Maia (responsável), Universidade do Porto
Ana Sofia Pinto, pólo do Porto da Linguateca
António Silva, pólo do Porto da Linguateca

Programa

Abertura: Questões actuais no processamento computacional da língua portuguesa
Diana Santos
Uma panorâmica do que existe e do esforço que há em PLN em Portugal e no Brasil, juntamente com uma tentativa de previsão de quais os assuntos mais importantes a resolver na próxima década.

Módulo 1: Tradução automática: a tecnologia e a sua aplicação
Belinda Maia e Diana Santos/José João Almeida
Problemas associados à tradução do ponto de vista linguístico e cultural. Técnicas e Métodos de TA. A aplicação da TA no dia-a-dia. Avaliação de TA

Módulo 2: Análise sintáctica computacional: problemas e métodos
Eckhard Bick e Elisabete Ranchhod
A análise sintáctica do português, questões linguísticas e dificuldades. Sistemas automáticos de análise sintáctica para o português. Extracção de padrões sintácticos de corpora. A questão das expressões multi-palavras e a sua importância no processamento das línguas. Aplicação em sistemas de resposta automática a perguntas (RAP) e outras tarefas.

Módulo 3: Desenho, construção e utilização de corpora (e sua aplicação em ensino e extracção de conhecimento)
Ana Frankenberg-Garcia, Belinda Maia, Diana Santos e José João Almeida
A teoria e as técnicas de construção de corpora. Ferramentas e métodos de pesquisa. O uso de corpora no ensino e na construção de recursos de conhecimento.

Módulo 4: Terminologia, tesauros e ontologias (e a sua aplicação em tradução, recolha e extracção de informação)
Belinda Maia e Mário J. Silva
Questões associadas à Terminologia. Dificuldades e desafios. Os tesauros e ontologias, sua construção e utilização, em aplicações de recolha e extracção de informação. A Web semântica e os motores de busca actuais.

Módulo 5: Entrando em linha de conta com os utilizadores
Ana Frankenberg-Garcia e Rachel Aires/Diana Santos
Estudo de utilizadores e adaptação de sistemas às necessidades de utilizadores, no contexto de aplicações de linguagem natural ou linguística. Desenho de interfaces, estudo de diários (logs), casos concretos de desajuste entre a funcionalidade e o funcionamento.

Avaliação
Diana Santos e Lúcia Rino
Questões principais; métodos e resultados. O paradigma da avaliação conjunta. Casos concretos, relacionados com os módulos da escola. Avaliação de sumarização em português, de recolha de informação, de análise sintáctica e morfológica.

Mais informações em: http://www.linguateca.pt/EscolaVerao2006/