quarta-feira, abril 26, 2006

Colóquio Internacional sobre Estudos de Tradução: Novas Coordenadas

"O leitorado do Instituto Camões e o Departamento de Português da Universidade de Utrecht vão realizar nos próximos dias 1, 2 e 3 de Junho de 2006 o Colóquio Internacional sobre Estudos de Tradução: Novas Coordenadas e a 3a. Jornada Sobre o Ensino e a Investigação do Português Língua Estrangeira na Flandres e nos Países Baixos.

O Colóquio decorrerá nos dias 1 e 2 de Junho e será dedicado à actividade de tradução. Para o efeito, pretende-se abordar questões relativas à teoria da tradução, analisando conceitos e pressupostos teóricos. O domínio da prática da tradução será também central a este colóquio, referindo a tradução literária e a tradução não literária (jurídica, económica). O uso da tradução como mecanismo de transposição ou transformação da literatura para outras linguagens artísticas será também uma questão a abordar. Finalmente, e a fim de criar um espaço de discussão que reúna todos os agentes envolvidos nas várias etapas em que se desenrola a tradução, haverá também lugar para uma análise em torno de alguns projectos de publicação. Em suma, é nosso intuito consubstanciar uma visão ampla do processo de tradução, desde o momento fundamental da edificação de pressupostos teóricos, até à sua materialização como suporte material de um produto cultural. Português e Inglês serão as línguas de comunicação do Colóquio.

A Terceira Jornada Sobre o Ensino e Investigação do Português Língua Estrangeira na Flandres e nos Países Baixos terá lugar no dia 3 de Junho. Criadas no âmbito do leitorado de Gent, Bélgica, estas Jornadas visaram, ab initio, promover um diálogo e partilha de experiências, acerca do ensino e investigação do português, entre países tão distintos e, simultaneamente, próximos. Para a 3ª Jornada Sobre o Ensino e a Investigação do Português – Língua Estrangeira na Flandres e nos Países Baixos, definiu-se o ensino da tradução como área de análise e discussão. Os critérios que presidiram à selecção desta temática estruturadora prenderam-se, fundamentalmente, com a necessidade sentida de avaliar o percurso que se tem realizado neste campo. Com efeito, o ensino da tradução afigura-se, presentemente, como uma área indiscutivelmente importante no âmbito dos estudos portugueses. Torna-se, portanto, imperioso definir, conjuntamente, o contributo da tradução para o crescimento dos estudos portugueses, não só na Flandres e nos Países Baixos, mas também noutros países; o percurso desenvolvido, até aqui, na tradução da língua portuguesa, como língua de partida e chegada; as dificuldades que se colocam nesta actividade; as especificidades inerentes ao ensino da tradução literária, por oposição à tradução para fins específicos. A língua de comunicação da 3a. Jornada será o Português.

Dado o reconhecido valor do seu trabalho nesta área, gostaríamos de contar com a sua presença e participação neste Colóquio e/ou na Terceira Jornada. Agradecíamos que nos fizesse chegar a sua confirmação até 1 de Fevereiro de 2006. Em caso afirmativo, solicitávamos-lhe o envio do título e de um pequeno resumo da sua comunicação. As comunicações terão a duração máxima de vinte minutos. Será posteriormente feita uma selecção das mesmas tendo em vista a sua publicação, em actas, onde poderão surgir numa versão mais extensa."

Vera Fonseca e Marian Schoenmakers.

Organizadoras:
Vera Fonseca – ‘leitora’- Departamento de Português
Universidade de Utrecht – Utrecht/Países Baixos
Correio electrónico: Vera.Fonseca@let.uu.nl

Marian Schoenmakers – Departamento de Português
Universidade de Utrecht – Utrecht/Países Baixos
Correio electrónico: Marian.Schoenmakers@let.uu.nl

Prazos:
Entrega de resumos: 1 de Fevereiro de 2006
Notificação de resumos aceites: 1 de Março de 2006
Inscrição prévia: 15 de Abril de 2006
Programas do Colóquio e da 3a. Jornada: 8 de Maio de 2006

Línguas de trabalho:
Portuguesa e Inglesa para o Colóquio
Portuguesa para a 3a. Jornada

Envio de resumos:
Os resumos são para apresentações de 20 minutos, deverão ter um máximo de 300 palavras (excluindo as referências bibliográficas), e devem ser enviados para:
Marian.Schoenmakers@let.uu.nl e
Vera.Fonseca@let.uu.nl.
Indique por favor "Apresentação para o Colóquio" ou "Apresentação para a Jornada" no assunto da mensagem.

Está em construção uma página WEB, incluindo formulários de inscrição, informação sobre alojamento e os programas do Colóquio e da 3a. Jornada.